I Simpósio Abril pela Segurança do Paciente

O I Simpósio Abril pela Segurança do Paciente ocorreu no dia 01/04/2019 “Dia Nacional da Segurança do Paciente” no Centro Canagro José Coral na cidade de Piracicaba-SP. O evento contou com palestrantes renomados e em torno de 300 participantes, entre eles, profissionais e acadêmicos da área da saúde.

A Segurança do Paciente deve ser uma preocupação primordial de todo profissional da área da saúde, uma dimensão que precisa ser seguida. Um evento como esse traz conhecimento, entendimento, troca de experiências e o principal, nos ajuda a separar aquilo que é prático daquilo que não funciona, porque na literatura tem um pouco de tudo”, disse o diretor clínico do HFC, Miki Mochizuki.

O simpósio foi realizado pelo Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba e o Instituto QSP (Qualidade e Segurança do Paciente) em parceria com a ONA (Organização Nacional de Acreditação), e a Quality Experience com o objetivo de levar conhecimento sobre saúde e segurança do paciente. “A gente percebe que existe muito para caminhar quando o assunto é Segurança do Paciente. A gente tem visto que os hospitais e organizações públicas de saúde tem buscado compreender um pouco mais sobre o tema. Hoje temos um pouco mais de 800 hospitais, organizações de saúde acreditadas pela ONA, num universo de quase 7 mil hospitais no pais, o que ainda é uma parcela muito pequena” disse o diretor executivo e fundador da Quality Experience, Paulo Henrique de Oliveira.

Abril é marcado como o mês da Segurança do Paciente depois do lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) que aconteceu em 1º de Abril de 2013. Para o Professor Dr. Humberto Sadanobu Hirakawa a melhor estratégia para a segurança é a assistência humanizada. “Na medida em que você muda a cultura da instituição hospitalar para uma cultura mais humanizada, isso favorece a implantação da estratégia de segurança”.

Durante o simpósio aconteceram várias palestras de renomados profissionais da área da saúde. A CEO do Instituto QSP, Ana Carolina Dantas, destaca que o simpósio foi um sucesso. “No começo o simpósio era um sonho, que com a parceria do HFC foi possível tornar realidade. Agora, nós pretendemos trazer no próximo ano o 1º Congresso Abril pela Segurança do Paciente em Piracicaba-SP, um marco para a cidade e região”, disse ela.

Participaram do simpósio, profissionais de quatro hospitais de Piracicaba, além de hospitais da região, inclusive profissionais da Santa Casa de Marília. “Disseminar conhecimento é uma das missões do HFC, por isso fazemos questão de apoiar e participar de eventos como esse que só trazem benefícios e melhorias para a saúde de Piracicaba e Região”, ressaltou a coordenadora de Qualidade do HFC, Juliana Mazzonetto

“O debate de ideias, a difusão de boas práticas e a troca de experiências é um ganho muito grande para todos os profissionais da área da saúde, pacientes e inclusive para os estudantes que estão se preparando para trabalhar na área”, conclui Coral.