Cuidado Centrado no Paciente.
O IOM (Instituto de medicina) identificou a centralidade do paciente como crucial para a assistência à saúde de qualidade. E define o cuidado centrado no paciente como: “prestar cuidados respeitosos e responsivos às preferências, necessidades e valores individuais dos pacientes.
A temática tem se tornado o centro das discussões sobre a provisão de qualidade dos cuidados de saúde, usando como base, os oito princípios de cuidados centrados no paciente definido pelo IOM.
Os oito princípios do cuidado centrado no paciente são:
- Respeito pelos valores, preferências e necessidades expressas dos pacientes: Envolver os pacientes na tomada de decisão. Tratar os pacientes com dignidade, respeito e sensibilidade aos seus valores e autonomia culturais.
- Coordenação e integração dos cuidados: aliviar os sentimentos de vulnerabilidade dos pacientes.
- Informação e educação: proporcionar educação em saúde com informações sobre o estado clínico, progresso, prognóstico e processos de cuidado.
- Conforto físico: melhorar a experiência do paciente prestando uma assistência com atividades e necessidades diárias de vida e manejo da dor.
- Apoio emocional e alívio do medo e da ansiedade: melhorar o estado emocional do paciente prestando um atendimento com atenção especial ao impacto da doença no paciente e na família, estado físico, tratamento e prognóstico.
- Envolvimento de familiares e amigos: melhorar a experiência do paciente e da família proporcionando seu envolvimento no cuidado prestado.
- Continuidade e transição: proporcionar ao paciente condições de envolvimento no seu cuidado coordenando e planejando o tratamento e serviços contínuos pós alta.
- Acesso ao cuidado: orientar os pacientes como acessar o cuidado sempre que necessário, fornecendo acesso à localização de hospitais, clínicas e consultórios médicos, disponibilidade de transporte e acessibilidade a especialistas ou serviços especializados.
Referências:
Institute of Medicine. The Eight Principles of Patient-Centered Care. 2015.