Cuidado Centrado no Paciente.

O IOM (Instituto de medicina) identificou a centralidade do paciente como crucial para a assistência à saúde de qualidade. E define o cuidado centrado no paciente como: “prestar cuidados respeitosos e responsivos às preferências, necessidades e valores individuais dos pacientes.

A temática tem se tornado o centro das discussões sobre a provisão de qualidade dos cuidados de saúde, usando como base, os oito princípios de cuidados centrados no paciente definido pelo IOM.

Os oito princípios do cuidado centrado no paciente são:

  1. Respeito pelos valores, preferências e necessidades expressas dos pacientes: Envolver os pacientes na tomada de decisão. Tratar os pacientes com dignidade, respeito e sensibilidade aos seus valores e autonomia culturais.
  2. Coordenação e integração dos cuidados: aliviar os sentimentos de vulnerabilidade dos pacientes.
  3. Informação e educação: proporcionar educação em saúde com informações sobre o estado clínico, progresso, prognóstico e processos de cuidado.
  4. Conforto físico: melhorar a experiência do paciente prestando uma assistência com atividades e necessidades diárias de vida e manejo da dor.
  5. Apoio emocional e alívio do medo e da ansiedade: melhorar o estado emocional do paciente prestando um atendimento com atenção especial ao impacto da doença no paciente e na família, estado físico, tratamento e prognóstico.
  6. Envolvimento de familiares e amigos: melhorar a experiência do paciente e da família proporcionando seu envolvimento no cuidado prestado.
  7. Continuidade e transição: proporcionar ao paciente condições de envolvimento no seu cuidado coordenando e planejando o tratamento e serviços contínuos pós alta.
  8. Acesso ao cuidado: orientar os pacientes como acessar o cuidado sempre que necessário, fornecendo acesso à localização de hospitais, clínicas e consultórios médicos, disponibilidade de transporte e acessibilidade a especialistas ou serviços especializados.

Referências:

Institute of Medicine. The Eight Principles of Patient-Centered Care. 2015.

Ana Carolina Cardoso Dantas —

  • Enfermeira, Mestranda em Segurança do Paciente pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein.
  • Gestora da Qualidade em Saúde pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein.
  • Avaliadora da Organização Nacional de Acreditação – ONA.
  • Especialista em Oncologia e Tratamento Antineoplásico pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Expertise em elaboração, implantação e reestruturação de processos de gestão da qualidade, segurança do paciente, planejamento estratégico, gestão clínica e administrativa de serviços de saúde.