A auditoria interna em serviços de saúde é realizada para melhoria dos processos da organização.

Para realização da auditoria interna é necessário montar um time com profissionais capacitados que tenham experiência em qualidade em saúde.

A ferramenta adequada para realização da auditoria é o checklist ou lista de verificação, onde os vários requisitos da qualidade, legislação e políticas da organização serão apontados de acordo com o amadurecimento e objetivos da instituição.

Não é indicado a utilização do checklist de uma organização em outra, porque o amadurecimento, serviços, metas e objetivos das instituições são diferentes.

Quanto a sistemática de campo, existem dois tipos:

  • Auditorias pré-agendadas com os setores que serão visitados;
  • Auditorias surpresas nos setores.

O cronograma deverá ser definido de acordo com a necessidade dos setores.

A frequência vai depender da fragilidade de cada setor, podendo ser anual, semestral ou até quadrimestral, não existindo muito uma regra.

 

Ana Carolina Cardoso Dantas —

 

  • Enfermeira, Mestranda em Segurança do Paciente pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein.
  • Gestora da Qualidade em Saúde pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein.
  • Avaliadora da Organização Nacional de Acreditação – ONA.
  • Especialista em Oncologia e Tratamento Antineoplásico pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Expertise em elaboração, implantação e reestruturação de processos de gestão da qualidade, segurança do paciente, planejamento estratégico, gestão clínica e administrativa de serviços de saúde.