Segurança do Paciente em Oncologia

8 Passos para Segurança do Paciente em Oncologia.

A oncologia é, resumidamente, o ramo da ciência médica que lida com tumores e é voltada para a forma como o câncer se desenvolve no organismo.

Com fins de alcançar a Segurança do Paciente em oncologia, orienta-se a implementação dos seguintes passos:

1 – Prestar uma assistência centrada no paciente: promover o cuidado com respeito, levando em consideração as necessidades do paciente.

2 – Não pausar o tratamento: não pausar os tratamentos devido à feriados, finais de semana e recessos.

3 – Realizar tratamento em dias pré-agendados: o serviço oncológico deve se planejar para que não haja atrasos ou cancelamentos dos tratamentos oncológicos.

4 – Equipe multidisciplinar acessível: a equipe de assistência do paciente deve estar disponível para casos de urgências e emergências mesmo fora do horário de atendimento do paciente.

5 – Realizar orientações aos pacientes e familiares: é primordial que os pacientes e familiares saibam o que fazer em situações fora da normalidade.

6 – Cuidado baseado em evidências científicas: o tratamento oncológico deverá ser prestado por uma equipe multidisciplinar especializada, que toma decisões baseadas em evidências cientificas.

7 – Realizar reuniões para discussão dos casos: é primordial que a equipe multidisciplinar reúna-se, de preferência semanalmente, para discutir casos novos e casos de maior complexidade do período.

8 – Contar com uma equipe multidisciplinar especializada e qualificada: a equipe deverá ser especializada na área de atuação e deverá realizar atualizações periódicas através de eventos científicos, cursos e pós-graduações.

  •  

Ana Carolina Cardoso Dantas —

 

  • Enfermeira, Mestranda em Segurança do Paciente pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein.
  • Gestora da Qualidade em Saúde pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein.
  • Avaliadora da Organização Nacional de Acreditação – ONA.
  • Especialista em Oncologia e Tratamento Antineoplásico pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Expertise em elaboração, implantação e reestruturação de processos de gestão da qualidade, segurança do paciente, planejamento estratégico, gestão clínica e administrativa de serviços de saúde.